sábado, 22 de dezembro de 2012

A leitora e as minhas insignificâncias literárias


Manhã de 21 de dezembro de 2012 – sexta-feira, um dia comum tal quais o são os demais. Na Câmara Municipal de Marabá, porém, as circunstâncias dão ao momento características singulares, que sensibilizam, inquietam e forçam reflexões. A sexta-feira por si só, como último dia de expediente a anteceder o Natal, faz-se portadora de emoção e sentimentos especiais. E, mais do que isso, como se não bastara, o estertor de uma legislatura para o início da outra faz aflorar insegurança e apreensão nos servidores sem vínculo funcional efetivo com a Casa, os ocupantes de cargo em comissão. Não é só isso, mas chega, basta!

É terrível isso! É o medo personificado em compasso de espera, a comovente angústia do servidor diante da insegurança que apavora e quase mata. É muito cruel a incerteza. Há, por outro lado, a alegria e esperança de outros, por motivos diversos. É a vida como sempre, enquanto uns cantam outros choram. Advogado que sou, fui consultado, desde o primeiro momento, por vários colegas, todos eles com dúvidas sobre a situação funcional em face da mudança de legislatura. Orientei e, no que pude, tranquilizei a todos.  

 Conheço – já de muitos outros carnavais – essa aflição do servidor comissionado, sempre à mercê da variação humorística de quem teve o poder para sua nomeação, mas também o tem para a exoneração, a qualquer momento e ao bel-prazer. A angústia maior dos servidores comissionados é a natureza jurídica de demissíveis “ad nutum”. Como disse certa vez, com a ironia e a sapiência que lhe são peculiares, o então senador da República e ministro da Justiça Jarbas Passarinho, são nomeados em português e demitidos em latim.

Depois disso, a conversa um pouquinho mais demorada com a colega Jane da Silva Palmeira, que faz referência especial à crônica “Caçar emboança”, publicada na edição 27 (dezembro de 2012 a janeiro de 2013) da revista “Foco Carajás”, e fala do prazer de ler as minhas crônicas. Foi uma conversa muita boa, revigorante para mim, embora tenha sido tão rápida, porque estávamos no corre-corre do expediente. É muito bom isso e tem valor inestimável a manifestação afetuosa do leitor!

Lembrei-me da sábia entrevista que o escritor haitiano, há 36 anos exilado no Canadá, Dany Laferrière concedeu à revista “Metáfora”, edição 14 (novembro de 2012). Laferrière afirma que a literatura é uma relação de amor entre as pessoas e lembra, por exemplo, o tempo de criança, em que ficava sentado à entrada da casa, vendo a avó dar café aos transeuntes. Segundo ele, ela enchia a garrafa térmica de café e o oferecia às pessoas que passavam, simplesmente para poder conversar com elas.

À leitora que disse ter ficado uma hora e meia na fila de autógrafos, para poder falar com ele, ele consolou dizendo que esperara 25 anos, desde que começara fazer literatura, para que aquele momento de encontro entre os dois pudesse acontecer. O cara é nota 10! Só mais uma dele, para encerrar: “A literatura não se alimenta de palavras, mas de sonhos. Às vezes, a gente faz romances com aquilo que contamos para os amigos.”

Nenhum comentário: