quarta-feira, 6 de julho de 2011

Marabá na Câmara Brasileira de Jovens Escritores

 
Dia 20 de agosto de 2011, a Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), do Rio Janeiro, fará o lançamento de três livros: Grandes Contos de Autores Brasileiros, volume 79; Crônicas do Cotidiano, edição 2011; e Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, volume 79. O período de inscrições, em âmbito nacional, foi de 12 a 30 de junho de 2011, e cada autor só podia inscrever uma obra para cada um dos gêneros literários em questão (poema, crônica e conto).

A CBJE, cujo Conselho Editorial é presidido atualmente pelo escritor Luiz Carlos Martins, foi fundada em 1986 e tem como proposta pedagógica definida estatutariamente o incentivo à produção literária de jovens autores, publicando em livro suas poesias, contos, crônicas, romances ou qualquer outra forma de expressão literária. E faz questão de registrar que tem publicado obras de autores cuja idade varia de 7 a 92 anos, uma vez que seu paradigma da jovialidade não é uma questão cronológica, mas de expressão vital.

A Comissão de Avaliação, presidida pelo Prof. Leo Martins, é composta pelos seguintes membros: professor e escritor Leo Martins, jornalista Leonardo Ach, jornalista Bruna Gala, jornalista Arthur Henrique dos Santos, pedagoga Fernanda Redon, professora Carina Rodrigues, advogada Milena Ramos, sociólogo e escritor Arteiro de Miranda e professor Wagner Lázaro. E a seleção das obras inscritas é rigorosa, haja vista que foram inscritas 4.665 obras, entre poemas, crônicas e contos, e apenas 199 (108 poemas, 46 contos e 45 crônicas) foram selecionadas e serão publicadas.

Inscrevi-me nos três gêneros, dia 28 de junho, e tive a satisfação de ter selecionadas as três obras inscritas: o soneto “Obreiro da Arte Real”, o conto “A Família do Morto, ou Agruras Oníricas de Um Quase Réquiem” e a crônica “O Tempo e a Coisa”. Aliás, esta é a segunda vez que tenho obras selecionadas e publicadas pela CBJE. Da primeira vez – que foi em junho de 2010 –, participei do livro Os Mais Belos Poemas de Amor, com o poema “Meu Silêncio”, e do livro Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, volume 65, com o poema “Angústia da Finitude”, logrando, à época, ver selecionadas e publicadas as duas obras com que me inscrevera.

O jovem poeta marabaense Airton Souza, professor de História da rede municipal de ensino de Marabá, que começou a publicar pela CBJE, em 2010, logo depois da publicação dos meus poemas citados, também já teve várias obras selecionadas e publicadas. Airton, aliás, é um jovem promissor, como professor e literato, entusiasta da Literatura, que se sente orgulhoso dessas publicações e promove na escola em que trabalha a divulgação das minhas crônicas e das obras de outros autores marabaenses publicadas na imprensa local (jornal Correio do Tocantins e revista Foco Carajás).

Nenhum comentário: