domingo, 29 de abril de 2012

Domingo, mais que os demais, dia de sossego


Bom dia, Xinguara! Bom dia, Marabá! Bom dia, meus amigos do Facebook! Bom dia, leitores dos meus blogues! A todos um domingo cheio de paz, harmonia, alegrias, realizações e felicidade. Domingo é dia de descanso para a maioria da população brasileira, que, por ser cristã, o tem como dia de guarda, como o dia do Senhor. Aliás, como sabemos, "domingo" vem do latim, com essa significação.

O primeiro passo para que consigamos tudo isso é cada um ter em mente que seu direito termina onde começa o direito alheio. Não se esquecer, por exemplo, de que o seu maldito aparelho de som fica em sua casa, mas o som produzido, como é um fenômeno físico, se propaga no ar e vai perturbar o sossego alheio em um raio de dezenas e até centenas de metros de distância. O som, o maldito som em alto volume, não fica dentro da casa do infeliz infrator que o produz.

Vamos viver sossegadamente e permitir que o outro, o semelhante, viva! A vida é muito curta para ser estragada com sofrimentos desnecessários. Não perturbe a ninguém, não prejudique os outros, não procure complicações para sua vida nem para a vida dos outros! Viva a sua vida. Faça o bem a todos, na medida de suas possibilidades. Se não puder fazer o bem, então, pelo menos, não faça o mal.

Não procure complicações, porque quem procura encontra. Quem planta vento colhe tempestade. Isso é bíblico. A cada ação corresponde uma reação, igual e contrária. Isso é científico. Lembre-se de que a lei penal assegura a legítima defesa, o que autoriza alguém a matar, se matar for o resultado da ação daquele que age, usando moderadamente dos meios necessários, para repelir agressão injusta – atual ou iminente – a direito próprio ou alheio.

Aproveite bem seu dia de hoje, não perca essa oportunidade! Empregando o conselho do epicurista Horácio, que foi dado em outro contexto, mas também serve para este: "Carpe diem."

Nenhum comentário: